Palestras gratuitas


QUALIDADE: O QUE É SER ESPECIAL

Quando: 17/05 - 19h às 21h, Ernesto Norte
Facilitador: Priscila Pinho
Descritivo: Na palestra vamos conversar sobre QUALIDADE: de onde vem o especial?!

De todas as andanças, de todo o contato com cafeterias pelo Brasil, com classificadores e degustadores de café, baristas, produtores e mestres de torra, de cada mão que colhe o fruto, o que é que a gente procura? O que é que oferecemos e como oferecemos nossos cafés? Nosso bate papo vai passear por processos, por escolhas e categorias, o que é que tem de especial em um café de qualidade? Aonde isso nasce?! Porque devemos nos perguntar “que café é esse?”

PERFIS SENSORIAIS E A DEMANDA DO MERCADO

Quando: 18/05 às 17h, Ernesto Sul
Facilitador: João Pedro Freitas, Juliana Ganan e Luciana Araújo
Descritivo: Uma mesa redonda sobre a realidade da demanda do mercado de cafés especiais na visão de mestres de torra e baristas, com degustação de cafés e bate papo sobre a evolução do perfil do consumidor.

O SEBRAE E O CAFÉ ESPECIAL

Quando: 19/05 às 17h, Ernesto Sul
Facilitador: Rodrigo Moll
Descritivo: O SEBRAE acredita na força da cadeia produtiva de Brasília como rota de experiências em torno dos cafés especiais e vitrine para o mundo. Por meio da SIC ou de outras ações, conectamos elos na cafeicultura em todo Brasil, e no nosso quadradinho não poderia ser diferente! Em uma cena cada vez mais forte, onde cafeterias, torrefações, produtores e consumidores estão se ligando na cena dos cafés especiais, o SEBRAE no Distrito Federal se posiciona como um parceiro, levando oportunidades e soluções para o empreendedor rural ou urbano. Na Rota da Cafeína teremos mais uma oportunidade para fortalecer laços em torno dessa Rede Cafeinada!

HÁBITOS DE CONSUMO E COMPORTAMENTO DOS BRASILIENSES EM CAFETERIAS

Quando: 20/05 às 19h, Ernesto Sul
Facilitador: Vinícius Werner e Daniel Bastos
Descritivo: Em 2018 o setor de cafés especiais e cafeterias apresentaram destaque dentro das atividades econômicas da gastronomia do Distrito Federal. Com isso em mente, o estudo buscou conhecer e entender melhor como as pessoas enxergam e se relacionam com esses estabelecimentos em Brasília e demais regiões administrativas. Suas preferencias, formas de utilização e as características que são valorizadas para melhorar a experiência. 

OLHO DE SOGRA
A Olho de Sogra é uma cooperativa criativa de inteligência competitiva capaz de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento e hábitos dos consumidores, da concorrência, do mercado e negócios como um todo, analisado cenários e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Nosso objetivo consiste em ampliar as visões e condições de competitividade das empresas, reorientando sua forma de olhar e se relacionar com as pessoas e seus mercados.

MOENDO SEUS CONCEITOS: POLÊMICAS DA EXTRAÇÃO

Quando: 24/05 às 19h, Ernesto Sul
Facilitador: Luciano Salomão
Nº Máximo de participantes: 8
Descritivo: Neste workshop, vamos abordar temas bastante controversos que giram em torno dos métodos filtrados.

Nos três estilos de se extrair café, vamos comparar técnicas e rever conceitos sobre moagem, tempo de extração e parâmetros que envolvem uma extração.

ROSTOS E HISTÓRIAS DO CAFÉ

Quando: 25/05 às 14h, Ernesto Sul
Facilitador: Vanda Borges e Maurício Borges (mediação Kelly Stein)
Descritivo: Agricultura Familiar: família como núcleo de uma empresa rural.

Entenda como essa mudança de posicionamento está ajudando o negócio de produtores como Vanda e Maurício. Kelly Stein e Hugo Wolff mediarão a apresentação descrevendo o que isso muda no relacionamento humano e profissional com torrefações.

PARADOXOS DA TORRA

Quando: 25/05 às 15h30, Ernesto Sul
Facilitador: Nathália Rodrigues (AHA! Cafés) com mediação de Kelly Stein
Descritivo: Uma conversa sobre essa outra etapa "arte-ciência" do ciclo do café. 

Com foco nas escolhas de condução da torra, para entender melhor os objetivos que guiam esse processo e desmistificar alguns padrões.

BENEFICIAMENTO: INFLUÊNCIAS NO PERFIL SENSORIAL DO CAFÉ

Quando: 25/05 às 14h, Ernesto Sul
Facilitador: Hugo Wolff, Vanda Borges, Bebel Hamu (mediação Kelly Stein)
Descritivo: Produtores e mestres de torra descrevem como cada detalhe “porteira para dentro e porteira para fora” podem influenciar o resultado na xícara. Desafios, aprendizados e troca de experiências em busca do melhor café.

CONVIDADOS: Vanda e Maurício (Sítio Sertãozinho), Hugo Wolf (Wolf Café) e Bebel Hamu (AHA Cafés Especiais)

GARIMPEIRO DE CAFÉS ESPECIAIS

Quando: 26/05 às 14h, Ernesto Sul
Facilitador: Hugo Wolff (mediação Kelly Stein)
Descritivo: Hugo Wolff conta um pouco do seu processo na busca por cafés especiais em todos os terroirs brasileiros.

EXPERIÊNCIAS DO CAFÉ: COFFEA TRIPS

Quando: 26/05 às 15h30, Ernesto Sul
Facilitador: Kelly Stein
Descritivo: Quem está contando as histórias do café e como?! Confira o lançamento exclusivo do mais novo projeto de Kelly Stein. O COFFEA Trips oferece experiências de café com conteúdo no meio urbano e rural.

CAMINHOS DO BARISMO

Quando: 26/05 às 16h30, Ernesto Sul
Facilitador: Luciano Salomão, João Pedro Freitas, Priscila Pinho (mediação Kelly Stein)
Descritivo: Fez curso de barista e agora?! Experiências da profissão e quais nichos podem ser explorados nesse mercado com os baristas Luciano Salomão, João Pedro Freitas e Priscila Pinho